Manuel Bandeira, a Lapa e um Beijo de Colombina

A rua Morais e Vale fica no bairro da Lapa, cidade do Rio de Janeiro, já quase Gloria. Escondida por trás da Praça Paris, o melhor acesso é pela rua Teixeira de Freitas, próximo ao Passeio Público. É uma pequena e estreita rua, com sobrados típicos do Rio Antigo e da zona boêmia que ali reinou até os anos 1920/30. Lá, no número 57, morou durante 10 anos Manuel Bandeira em tempos de dureza financeira.
Apesar de vislumbrar parcialmente a visão da Praça Paris e uma nesga do mar da janela do seu pequeno apartamento, a paisagem marcante para Bandeira naquele local era o beco que ficava logo em frente. Mais precisamente, o Beco das Carmelitas, zona de prostituição famosa à época. No “Poema do Beco”, que está no livro Estrela da Manhã, Bandeira descreve essa visão:

“Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
O que eu vejo é o beco” 
(Manuel Bandeira/Poema do Beco).
O Beco para Bandeira era o retrato social de um Rio já marcado por contradições. Mas apesar dessa visão um tanto desoladora, Bandeira confessa em carta à Mario de Andrade em 1942 que ali foi feliz. Esse sentimento dúbio em relação ao beco aparece em outro poema seu, “Última Canção do Beco” inserido em “Lira dos Cinquent’Anos”:
“Beco que cantei num dístico 
Cheio de elipses mentais, 
Beco das minhas tristezas, 
Das minhas perplexidades
(Mas também de meus amores, Dos meus beijos, dos meus sonhos),
Adeus para nunca mais!
(...) 
Beco das minhas tristezas
Não me envergonhei de ti! 
Foste rua de mulheres? 
Todas são filhas de Deus! 
Dantes foram carmelitas... 
E eras só de pobres quando, 
Pobre, vim morar aqui”
(Manuel Bandeira, trecho de “Última Canção do Beco”)
A rua Morais e Vale e o antigo endereço de Manuel Bandeira, assim como a sua poesia, são elementos inspiradores do romance “Um Beijo de Colombina” de ADRIANA LISBOA que recomendo.

PS: Para conhecer uma boa análise literária das relações da poesia de Bandeira com o Beco das Carmelitas:

Texto: Sérgio Ulisses Jatobá

Fotos: Google Street View

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CAMINHO DE SANTIAGO POR DIFERENTES CAMINHOS (Parte 1)

NOVOS BAIRROS ALÉM DAS PORTAS DE PARIS

CUENCA – a cidade das casas colgadas